Minha foto
Aqui você encontra todas as dicas, informações, desenhos, enfim o que você quer saber sobre moda? Quer um croqui exclusivo pra uma balada, ou social. Mande um email para: Thalyta_passos@yahoo.com.br e faça o seu pedido. Quando estiver pronto eu posto aqui =D Mas pra finalizar, quer informação no meio da moda? Fica aqui! =D O blog é novo! Ajude a divulgar ;D Twitter: http://twitter.com/thallytapassos

segunda-feira, 10 de maio de 2010

    
             Qual a sua definição sobre moda?
- Ridícula e passageira?
- Linda e conceitual?

             Pra mim a moda é um sistema que acompanha o vestuário e o tempo, que integra o simples uso das roupas no dia-a-dia a um contexto maior, político, social, sociológico. Você pode enxergar a moda naquilo que escolhe de manhã para vestir, no look de um punk, de um skatista e de um pop star, nas passarelas do Brasil e do mundo, nas revistas e até mesmo no terno que veste um político ou no vestido da sua avó. Moda não é só “estar na moda”.
Moda é muito mais do que a roupa. É conceito também!
Já imaginou você poder usar aquela roupa que há uns 10 anos atrás ou até mesmo diminuindo, (5 anos) você não usaria?
Hj você pode!
Existe um leque de opções...
           
            Muitas pessoas dizem esse ‘leque de opções’ existe agora porque não tem mais o que inventar, a minha opinião sobre isso é bem oposta!
Você pode prestar atenção nos anos anteriores.
Ano passado existia uma moda que esse ano não tem, daqui a 10 anos pode voltar a moda desse ano que citei, mas com algumas modificações.
Querendo ou não, é o papel do Estilista, Figurinista, Designer de moda CRIAR!
Então sempre vai ter algo pra colocar, complementar, inovar ou modificar nesse meio que nunca acaba.
Existe também aquele conceito, ou seja...
Sabe aquela roupa azul – esverdeado com um sapato vermelho? rsrsrsrs...
Isso é um baque para os leigos, talvez.
Mas isso é uma expressão bacana do que o estilista como sempre criativo pode fazer!
Não que vc possa usar aquela roupa absolutamente extravagante que você vê nos desfiles, no seu cotidiano... Mas se vc olhar com outros olhos e pensar: Eu não consigo fazer isso! Assim já da pra imaginar e elogiar o que realmente um bom profissional de moda pode criar.

Existem algumas pessoas que tem atitude, eu poderia dizer: ‘Coragem’ mas coragem quase todo mundo tem, ‘Atitude seria a palavra certa’, por que pra uma pessoa usar uma roupa conceitual tem que vestir e gostar, e não simplesmente ter coragem.

Eu tiro como exemplo a Lady Gaga, ela já foi criticada, elogiada de todas as formas possíveis!
Eu estava assistindo o Gugu de relance essa semana, no Domingo e vi uma reportagem sobre a Lady, falando sobre a suas roupas extravagantes e ‘ridículas’.
Na minha opinião, o ‘suposto’ profissional que fez a reportagem deveria ao menos ter um entendimento mínimo de moda! Pra não ir ao ar com uma reportagem tão vergonhosa em dizer que é feio o que não se tem o mínimo de entendimento.

Ela pode usar o que ela quiser, até mesmo porque ela sim tem Atitude!
Pra mim ela é um exemplo de profissional, digo a Lady Gaga.
Porque?

          Eu adoro a Shakira ‘um exemplo’, mas cadê ela? Digo, ela e o sucesso dela...
Se o artista não entra de cara com estilo, as coisas que aparentemente são esquisitas, criticas, loucas!! Que história ela vai ter pra contar no futuro?
As pessoas lembraram dela?

Os maiores astros do Rock fazem igual, ousam em fazer o que gostam, mesmo não agradando ao publico, mas mesmo assim, não deixam de vender seus milhões!
Fazendo aquilo que do qual ela se sentem bem, sem precisar de opiniões...
Você tem noção de moda? Bom se tiver ótimo. Abuse do que você quiser, você esta certo(a)! Quem está errado são as pessoas sem entendimento que criticam.

Mas e se você não tem noção, que tal procurar um profissional ou um cursinho básico? É bem interessante a opção, não acha? Maaaaaaaaaaaaaaaaaaaas...
Lembre-se, eu estou falando daquele conceito, aquelas roupas extravagantes... E tal! Rs
Por que moda sem ser conceitual, misture as peças sem medo de ser feliz e viva =D

Bom, essa é a minha opinião.
E qual é a sua? Participe mandando email ou comentando!
Pra finalizar, dois croquis antigos meus.

Beijinhos da Ly ♥

15 comentários:

Unknown disse...

bom.. sou meio suspeito para flar rs
mas vamos lá...
naum sou mto ligado à moda e talz, algm me disse ahh lê lá vai...kkkkkkk
acabei lendo com um pé atrás pensando "aff ter q ler sobre moda rs"
mas agora estou com um pensamento diferente, ficou bem legal td o q vc escreveu, leitura bem envolvente e naum eh conversa puxando o saco naum, quem ler o texto vai saber q ficou mto bom
enfim... tá de parabéns pelo blog e aguardo próximos textos para eu ler... rs
bjusss

Unknown disse...

tipo assim cara, era eu lendo e lembrando da gente no iguatemi, tu falando dessas coisas, da MESMA coisa, por sinal. skapokspaoks. Adooooooooooooro! Te amo, amiga!

João Pedro R Martins disse...

Que jeito gostoso de falar de moda... nem entendo nada rsrs

Achei maravilhosa essa visão de moda como conceito criativo, atitude; muito além das tendências propagadas pela 'ditadura' de grifes e magazines!

Gostei da defesa da liberdade de ser, de se recriar, de bancar uma proposta conceitual por mais doida que seja: um "figurino de trincheira", tão ousado e independente quanto estético e harmonizado com o coletivo.

Mas será que nós mortais conseguimos fazer isso?
Hmmmmm... que ótimo ter profissionais como a Ly Passos para dar dicas que respeitem o estilo e protejam a ousadia do mico!

Valeu Ly!
bjs
JP

SoNicGod disse...

bom ly ! muito interessante o texto .. e bem real .. so não concordo com o termo de liberdade de expressão .. pois a moda pode ser criada pela coragem e atitude de algumas pessoas de usarem certas roupas sem medo de serem criticadas, pela sua liberdade de expressão... mas a moda em si já é algo que foi transformado e imposto pela midia, não critico a moda .. afinal e dai que surgem diariamente novos modelos de roupas calçados etc ... mais também não sigo sempre oque a moda empoe .. não sou obrigado a gostar de tudo que nos propoem .. as vezes vejo a moda como algo do tipo "maria vai com as outras" .. pois as pessoas so querem usar aquele tipo de roupa depois de ver alguem famoso usando aquele figurino e deixam de usar quando a midia começa a criticar com o intuito de te fazer trocar as coisas que agente possui por coisas nossas para as impressas continuarem a ganhar mais dinheiro a cada dia ! tudo tem seu lado bom, e embora a parte ruim da moda seja minuscula não deve ser esquecida ;)
gostei do blog
beijos

Unknown disse...

achei interessante o que vc citou sobre atitude
acho que cada pessoa tem um estilo e cada estilo tem seu ponto marcante
moda acho que cada um que faz a sua moda... uns seguem a risca o que é ditado pelos estilistas famosos outros não
moda portanto p mim é algo amplo que enquada varias tribos diferentes de pessoas por ex roqueiros, punks, rappers, patricinhas, etc...

Caique Honorato disse...

maior talento voce tem .

Unknown disse...

parabens continue assim

seja bem vinda...

sobre a postagen acho q a moda cada um tinha q fazer a sua..

Gostei do blog



http://ximbolistas.blogspot.com/

Ian Martins disse...

Comecei um blog também ha pouco tempo, meu primeiro post foi hoje. Gostei do seu blog até porquê também gosto de moda, alias, gostei dos seus desenhos.

Thamyzinha Iwasaki disse...

Curtir a roupa da moça...
já querooo!
te seguindo,curti as cores!

Fulano de Tal disse...

Pra seguir a moda se daqui a uns 15 mêses vai mudar tudo de novo?

Oliver King disse...

Passageiro... Mas nunca ridícula.

Sou um fidedigno utilizador do Ray-Ban Wayfarer, não pq virou Hype... Uso ele por causa do Dylan! Gostei do seu blog. Moda é desprezado e tratado como assunto de gente vazia mas, na minha opinião é, na verdade o maior reflexo da evolução social =)

Thalyta Passos disse...

Muito obrigada pelos comentarios gnt! =D

Rafael, eu diria bem menos que 15 meses =)
As pessoas seguem por que tem estilo e se existem pessoas que usam é porque gostam e não ficam pra trás.
Mas vai de cada um.

Bjos

K.Pinheiro disse...

Adoroo modaaa!!!
uahuahuhauha
queria saber desenhar bem pra densenhar roupass!!!
=)

Unknown disse...

Eu acho que a moda pe sim uma forma de expressão. Ainda na época da Carlota Joaquina dava para notar que o objetivo dela não era chamar a atenção, mas sim expressar-se.
A moda é muito além dos modismos.. mas sim um retrato de como cada um se vê... Isto para os que não ficam parados apenas nas tendências...
Acho que há uma confusão natural entre a ditadura da beleza e a moda, que de certa forma andam juntas, mas de maneira alguma são parceiras.. a moda sim pode ser e é democrática, basta ir um pouco além dos conceitos iniciais...
Parabéns pela forma como discute o assunto...
Adorei seu primeiro croqui!
;D

meioambienteabertoleiseabusos.blogspot.com disse...

Olá, boa tarde! é isso ai, muito bom, gosto da meneira que você fala de moda, o blog é muito bom, abs

Seguidores